Como economizar energia usando compressores portáteis?

Maquinário de compressores portáteis a diesel para locação e uso em construção civil pesada.

Os compressores portáteis são fundamentais em obras, indústrias, oficinas e diversos serviços que dependem de ferramentas pneumáticas. Porém, apesar de compactos, eles podem consumir bastante energia quando usados de forma incorreta. A boa notícia é que pequenas mudanças na operação e na manutenção já garantem economia significativa na vida útil do produto e no seu bolso. Nesse artigo da Central Renoar você vai conferir como economizar com o equipamento e garantir utilidade e desempenho.

Compressores portáteis: como economizar?

1- Escolha um compressor com a capacidade adequada

Independente do tipo de alimentação, um compressor superdimensionado consome mais energia ou diesel do que o necessário. Por isso, escolha o modelo adequado para sua demanda diária, confira a vazão (PCM) e a pressão (PSI) exigidas pelo equipamento e evite deixar potência sobrando, isso aumenta o consumo sem melhorar o serviço.

2- Confira mangueiras e conexões

Vazamentos fazem com que os compressores portáteis trabalhem mais tempo e com mais esforço. Sendo assim, conferir mangueiras e conexões diariamente garante conexões firmes e vedadas e troca de peças desgastadas quando necessário.

3- Evite funcionamento desnecessário

Compressores ligados sem uso significa desperdício. Seja elétrico ou a dísel, evite deixá-los ligados sem operação para não gastar energia ou combustível. Se possível, utilize timers ou programação de tempo para pausas mais longas.

4- Atenção à ventilação e temperatura

O desempenho do aparelho é influenciado pela temperatura do ambiente. Por isso, locais muito quentes podem sobrecarregar o motor de um compressor elétrico e aumentar mais o consumo nos à diesel. Prefira áreas mais frescas e arejadas, com as entradas de ar desobstruídas.

5- Manutenção preventiva regular

A manutenção correta garante menor consumo e mais produtividade. Em compressores elétricos, observe cabos, bornes e tensões. O motor e fusíveis também precisam ser analisados rotineiramente. Em compressores a dísel, troque o óleo e filtros de ar quando necessário. Contudo, verifique também o sistema de arrefecimento.

O cuidado, além de fazer os compressores portáteis durarem mais, consomem menos energia e combustível, o que diminui nos gastos que podem ser úteis em outras demandas da obra.

Compressores de qualidade é com a Central Renoar!

Tanto compressores portáteis elétricos quanto a diesel podem ser grandes aliados da produtividade, mas também podem se tornar vilões do consumo quando não utilizados corretamente. Mas antes de colocar em prática todas essas dicas, escolha uma ferramenta de qualidade para investir.

A Central Renoar conta com o aluguel de equipamentos seminovos, com manutenção de excelente qualidade onde o cliente estiver. Contamos com um atendimento especializado para garantir qualidade e confiança para seu negócio.

Entre em contato conosco e veja como alavancar sua obra!